O Ministério da Cultura da Rússia anunciou os 10 escritórios finalistas que competirão pelo projeto do complexo de exposição e museu do novo Centro de Arte Contemporânea de Moscou (NCCA). O NCCA, que funciona atualmente em uma antiga fábrica no centro de Moscou, será relocado no Khoydynskoye Pole, um antigo campo de pouso a nordeste de Moscou, como parte de um plano urbano mais amplo de desenvolvimento da região.
Dez escritórios foram selecionados para avançar à segunda etapa da competição: cinco por mérito de sua experiência e portfólio; e cinco por mérito de seus estudos preliminares submetidos ao júri. Veja a lista de finalistas a seguir...
O edital do concurso para o novo NCCA, que terá um orçamento de aproximadamente U$ 120 milhões, é complexo e o edifício deverá acomodar diversos usos. Como o Diretor Geral do Centro Nacional de Arte Contemporânea, Mikhail Mindlin, comenta na página do NCCA:
"A maior diferença entre um centro de arte contemporânea e um museu é a variedade de atividades. O NCCA apresentará quatro atividades. A primeira é a infraestrutura para as coleções e exposições. A segunda é referente aos projetos de exibições. A terceira é o trabalho científico que será realizado no complexo: oficinas, simpósios, conferências e arquivos de arte contemporânea (bibliotecas e midiatecas). Finalmente, há o lado educacional do complexo: palestras, trabalhos com crianças, cursos, promoção e apoio da arte contemporânea (incluindo a competição "Inovação" e o Prêmio Kandinsky"), organização de residências artísticas internacionais, integração da arte contemporânea russa no contexto cultural internacional, introdução de artistas estrangeiros ao público russo, etc."
Além disso, o novo NCCA será uma atração para a cidade que "familiarizará uma ampla variedade de visitantes - de Moscou e também turistas, crianças e adultos, conhecedores de arte contemporânea e leigos - com a arte das últimas décadas e provocará interesse na esfera mundial da cultura." Como disse o ministro da cultura Vladimir Medinsky, os arquitetos vencedores "precisam não apenas projetar o edifício, mas também criar uma instituição efetiva que conecte o novo centro de Moscou com os demais centros do NCCA, que atraia jovens artistas e atue como um centro de criatividade da escala que o NCCA pretende ser."
O terreno em Khodynskoye Pole se mostra propício ao projeto pois, além do Museu e e Complexo de Exposições do NCCA, diversos novos equipamentos estão sendo construídos no arredores: hotéis, edifícios de escritórios, shopping centers, parques e uma nova estação de metrô.
Participantes escolhidos por sua experiência e portfólio
Steven Holl Architects (EUA) Nieto Sobejano Arquitectos (Espanha) Heneghan Peng (Irlanda) 51N4E (Bélgica) Alejandro Aravena (Chile)
Participantes escolhidos por seus estudos preliminares
UNK Project (Moscow) WAI Architecture Think Tank (China) Anton Barklyanski (Perm) Melorama (Moscow) Ghirardelli Giancarlo Architect (Italy)
Os dez escritórios participantes deverão enviar suas propostas iniciais até 29 de novembro de 2013. Três finalistas serão, então, anunciados pelo júri no início de dezembro. O vencedor será escolhido pelo Conselho de Curadores, liderado pelo Ministro da Cultura da Federação Russa, Vladimir Medinsky, e pelo Prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin.
Via New NCCA e The Calvert Journal